Like it

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ciência sem fronteiras - roteiro para o doutorado pleno - parte VI

Projeto aprovado, TOEFL OK, agora precisamos do aceite da universidade no exterior.
Para isso, faremos a aplicação a uma posição de PhD student.

Esse processo é bastante diferente para cada universidade - vou contar aqui como foi meu caso.

O processo da Cranfield University é 100% on-line.
Dá uma olhada na figura abaixo para ter uma visão geral do que precisei.






O que temos aí?
  • Research proposal: um projeto de doutorado, em inglês, obviamente. Eu utilizei o projeto do CsF, resumi-o e verti para o inglês. Era isso. Sem Google Translator, por favor! Agora você está lidando com pessoas que sabem inglês, então seja inteligente...
  • Degree certificate: seu diploma mais recente (mestrado ou graduação) traduzido por uma empresa ou profissional. 
    • A tradução NÃO precisa ser juramentada.
    • Solicite um carimbo da empresa em alguma parte do documento traduzido.
  • Academic transcript: isso são os seus históricos escolares. Honestamente, não lembro de ter enviado o da graduação, somente o do mestrado. Mas tenha-os à mão. Não precisei traduzir.
  • Evidence of professional qualification: aqui se coloca informações sobre empregos que você já possuiu, mas não pede nenhum documento.
  • References: cartas de recomendação. No meu caso, as pessoas para quem pedi referência receberam um link da universidade com questões sobre mim.
  • Evidence of English language proficiency: aqui vai o certificado do TOEFL. Se você ainda não recebeu-o, tire um print screen da tela com sua pontuação e mande!
  • Personal statement: uma pequena carta contando sua motivação para entrar na universidade.
Como vocês podem ver, nada muito especial, é só paperwork mesmo.
Aproximadamente 15 dias depois do envio desses documentos, fui convidado para uma...  ENTREVISTA! 

Yeah! Sim, você vai falar com a pessoa amada (futuro orientador) e provavelmente mais alguém da sua futura uni. Emocionante, não? Agora não é como no TOEFL, haverão pessoinhas de verdade no outro lado da linha! OK, stay calm and carry on.

Como foi para mim?

Marcaram a entrevista por TELEFONE. Em pleno sec. XXI, skype, facebook, o escambau disponível e a inglesada querendo pagar ligação internacional. OK, tudo bem.

Aí queriam marcar para 8am, horário UK. Como estávamos em agosto, isso dava 4am no Brasil.
Pedi para ser 10:30am hora UK. Concordaram.

Antes da entrevista, eu estava muito nervoso. Durante, tudo certo.
Não tem mistério. Não tente impressionar - você tem todo o doutorado pra isso!
Seja simples e honesto.

Aproximadamente 25 dias após a entrevista, a glória via e-mail.
I am pleased to confirm that you have been made an offer to study at Cranfield University.  

Habemus Offer Letter! Congratulations, player!

Com esse documento, será possível tirar o visto!
Estamos quase lá!

Próximo post 
(é o GRAND FINALE dessa séria série sobre o CsF - depois disso tu vai embora, meu!)


A dois passos do exterior
não percaaaaam!!!

Meanwhile...




5 comentários:

  1. Opa, td bom Bayard? Estou prestando pra Cranfield tb, na verdade amanha tenho a entrevista final com o Prof. (no caso Dr. Tirovic). Já tirei meu TOEFL e já tenho o projeto com ele, estou esperando é a carta da faculdade pra terminar de aplicar pro CNPq, como discutimos bastante antes, acho que ele vai empurrar pra carta sair rapidinho. Como está sendo sua experiência em Cranfield? Ta gostando? Em que área está exatamente? Grande abraco e boa sorte por aí!

    Fred

    ResponderExcluir
  2. Ola Fredzio
    Espero que sua entrevista tenha sido boa.

    Trabalho no Dept. Offshore, Process & Energy Eng (OPEE), na School of Eng. Meu projeto eh relacionado com simulacao de producao de biocombustiveis.

    Cranfield eh um lugar controverso, cara. A localizacao eh afastada, dificil chegar, uni pequena, poucos alunos. Ao mesmo tempo, ambiente bem profissional.

    Se quiser, pode me mandar um mail ou adicionar no FB que conversamos mais.

    Um abraco e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Olá Bayard,

    Estou no processo de implementação da bolsa de doutorado pleno pela CAPES e tenho uma dúvida na qual você, talvez, possa me ajudar.

    Tenho a Letter of Offer da universidade no exterior (no caso na Austrália... sei que os processos não são iguais, mas quem sabe na colônia é parecido com a Inglaterra né, rs). Agora preciso assinar essa carta e devolve-la pra universidade. juntamente com o pagamento das taxas de anuidade para obter a Confirmation of Enrolement (e aplicar pro visto). Mas não sei como esse pagamento das taxas será realizado pela CAPES. Ele acontece somente depois que eu chego no país do doutorado? Ou ele acontece antes de eu ir? No seu caso, como foi esse processo de pagamento?

    Obrigada,

    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriela

      No meu caso, o pagamento das taxas foi realizado apos o inicio do meu doutorado.
      O que forneci para a universidade foi a carta do CNPq confirmando a bolsa e que arcariam com as tuition fees.
      Essa carta tambem foi utilizada para o visto.

      O pagamento das tuition fees foi feito da seguinte forma:
      - a universidade emite um invoice para o CNPq
      - CNPq paga diretamente pra universidade

      Abraco e boa sorte

      Excluir
  4. Olá Bayard,

    Tenho planos p assim como você fazer pós no exterior pelo Ciência Sem Fronteiras. Já estou por dentro das coisas que são necessárias e existe algo que tem me deixado muito nervosa que é a tal da entrevista. Apesar de que eu não vá tentar na mesma universidade que vc seria possível falar mais aprofundadamente sobre como se deu a sua entrevista? Tipo de perguntas que fizeram...essas coisas? Meu email é: vanessac_vasconcelos@yahoo.com.br

    Obrigada e boa sorte!

    ResponderExcluir