Like it

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ciência sem Fronteiras - roteiro para o doutorado pleno - parte V

No ultimo post, vimos como enviar o projeto. Agora, vamos falar sobre o exame de proficiência.
Só discutirei o TOEFL pois é o que tenho experiência e a maior parte das universidades aceita.

Como já discuti sobre o TOEFL em posts anteriores, peço que dêem uma olhada lá!

http://blogdobayard.blogspot.co.uk/2012/10/toefl-parte-i.html

http://blogdobayard.blogspot.co.uk/2012/11/toefl-parte-ii.html

Reforço somente que assim que voce tomar a decisão de se candidatar para o doutorado no exterior, voce já pode marcar a data da prova e ir se preparando.

Outras informações úteis:
  • Quando o seu projeto for aprovado, sera pedido o seu certificado. Se você não o obteve até essa data, sem pânico: tire um print screen da tela do resultado do TOEFL, onde mostre claramente seu nome e pontuação e envie para o CNPq. Funcionou no meu caso.
É isso sobre TOEFL! Sem mistério.

Próximo post:
Querida Universidade, você me aceita como aluno, até que a tese nos separe?
Não percaaaaam!

Um comentário:

  1. Olá.. Muito bons os seus posts. Eu tô no meio do processo. Já fiz o TOEFL e tirei 95 (A University of Reading, pra onde fiz minha application pede 88). Problema é que tirei 20 no Listening (fiquei muito nervoso e talz) e a universidade exige pelo menos 21 nessa seção. Você acha que isso vai me impedir de receber meu aceite, mesmo eu tendo tirado notas altas nas outras habilidades? (Um 28 no Writing, por exemplo?)

    ResponderExcluir