Like it

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte III


Agora vamos falar sobre o projeto que você vai escrever pro Ciências sem Fronteiras.
Só pra lembrar: não posso garantir sucesso, mas o que fiz e funcionou esta abaixo.
Good luck, player!

Algumas informações rápidas:


  •  Você é responsável por TODO o processo (escrever, submeter, monitorar o andamento, etc.). Se você realmente leva a sério, não deixe na mão de ninguém. 
  • O projeto para o CsF pode ser escrito em português - são sei nem se aceitam em inglês (alguém pode me dar essa informação?). 
    • Se der pra escrever em inglês, é vantagem escrever em inglês, pois ai tu pode reaproveita-lo na aplicação pra universidade. 
  • O projeto e um documento entre seis e 10 paginas! Se tu não consegues ser sintético, dá um jeito de aprender - ou você pode matar as pessoas de tédio...
  • É mais fácil do que parece. Sério. Não seja perfeccionista - é um projeto de funding, você basicamente está passando o chapéu pra fazer o doc, não escrevendo a obra da sua vida. 



Estrutura do projeto 

 O projeto deve conter as seguintes seções:


  • Introdução
  • Objetivo do doutorado
  • Justificativa do projeto
  • Metodologia e cronograma de trabalho
  • Justificativa da escolha do orientador e da universidade
  • Justificativa para realização do doutorado no exterior
  • Referências

Introdução

O objetivo é introduzir o tema de pesquisa, mostrar quais os desafios tecnológicos e enquadrar o projeto em uma das áreas prioritárias do CsF. Sugiro abordagem do geral pro especifico. Procure alguns relatórios de organizações internacionais que ressaltem a importância do teu tema (no meu caso, Agência Internacional de Energia). Fale de forma geral como o teu trabalho do doc vai ajudar a avançar no tema. Utilize palavras chaves da área

Objetivo do doutorado 

Imagine uma conversa assim:
Aonde tu queres chegar? Resposta: objetivo geral.
Como tu chegaras lá? Resposta: objetivos específicos

Isso é o que deve estar escrito nessa seção. Descreva o que o seu trabalho vai solucionar, ou seja, qual a lacuna de conhecimento (que você deve ter citado na introdução) que seu estudo preenchera. Uma sugestão de estrutura é um paragrafo descrevendo o objetivo geral 3 a 5 tópicos com objetivos específicos: objetivos específicos são etapas/passos que te levarão a atingir o objetivo geral.

Na minha opinião, eu acho que o fundamental é que o objetivo tenha um link direto com o que está escrito na introdução e seja ao menos um pouco específico. Não precisar ser ultra específico, mas a pessoa que lê tem que ter alguma ideia.

Um bom objetivo geral:
"Analisar o impacto do aumento do uso de grãos transgênicos na qualidade do solo através de medições do tipo XYZ e avaliar potenciais alternativas considerando indicadores como XRW, RTE e AFF."

Nesse exemplo fictício, há informação sobre o que será estudado (impacto dos transgênicos no solo através de indicadores XRW, RTE e AFF) e como (medições do tipo XYZ).

Um mau objetivo:
"Realizar um estudo para analisar de forma geral a influência do plantio de grãos transgênicos dentro de um contexto sustentável."

Nesse acima, pode ser absolutamente qualquer coisa - não tem informação nenhuma, é só desperdício de texto.

Curiosidade:
Em inglês, a palavra para objetivo geral seria aim e objetivos específicos seria objectives.

Justificativa do projeto 

Aqui seria interessante conseguir linkar teu objetivo com um contexto brasileiro. Como teu trabalho pode ajudar o país? Com que grupos de pesquisa tu poderia trabalhar depois do doc? Quem se beneficia do resultado do teu trabalho?

Metodologia e cronograma 

Seja genérico. Não totalmente, mas e impossível ser muito especifico para projeto de doc.
Na hora do cronograma vem uma parte que rola uma ansiedade típica:
“Macacos me mordam! Mal sei sobre o que vou fazer, e agora querem que eu faca um cronograma de três anos???“
Again: seja genérico. Pegue seus objetivos específicos acima e estime (chute) quanto tempo demora pra fazer cada coisa. Simples assim. Talvez colocar um gráfico de gantt seja bom também.

Justificativa da escolha do orientador e da universidade 

Coloque algumas qualificações da sua pessoa amada, ops, orientador - tipo, professor do instituto tal, 612 papers, editor do JIS (Journal of Irrelevant Studies), etc etc. Mesma coisa pro seu futuro lar: estatísticas enaltecendo mérito, sua cultura cosmopolita, pesquisa de ponta etc.

Justificativa para realização do doutorado no exterior

Não vale "Porque quero ir pra Disney". A pergunta é: por que você não pode fazer o mesmo no Brasil? Tente mostrar que o conhecimento que você vai adquirir só tem no tal lugar que você quer ir ou que os grupos no Brasil ainda não possuem tais estudos.

Referências 

Bem, eu imagino que você tenha citado alguns documentos no seu projeto.
Não deixe de citar o seu futuro guru!


[ATUALIZADO] Eis um link para um template (baseado no meu projeto)

Template do projeto :)


Próximo post:

Fire and forget - enviando seu projeto!
Não percaaaaam!

Meanwhile...
http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1415

12 comentários:

  1. Ahhhh-dorei! Você tem um senso de humor que dá gosto de ler os textos. Sem contar que são de grande ajuda! Bom, eu resolvi também dividir minha experiência no meu blog sagacsf.blogspot, coloquei seu link lá de cara porque tem me ajudado muito, embora eu seja uma simples aspira ainda...hahaha. Atualiza o template do projeto de novo? Tá fora do google =( Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Bayard! Você é mesmo um fofo! Ainda mais que depois que eu postei, eu li sobre o que aconteceu com seu PhD, fiquei super mal... E você ainda se desdobra em responder o pessoal aqui no blog. Já tive problemas similares no mestrado e me solidarizo com sua dor =( Ninguém merece isso mesmo. Mas força e nos mantenha a par que eu fiquei curiosa...

      Excluir
    2. olá querido muito obrigada na ajuda para preparar o projeto, mais no momento tenho uma duvida (estou empacada) com ela, na justificativa no plano de estudo no exterior, o que mais é bom que seja acrescentado?
      agradeço desde já sua ajuda.
      P.S: Minha área é de saúde.

      Excluir
  3. bayard querido,

    e nesse processo, vc aconselha fazer sozinho ou com ajuda do seu orientador/colegas aqui no brasil? no seu caso, vc pediu ajuda ao seu orientador daqui?

    abs, marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcos
      Bueno, na epoca que fiz o processo, eu estava fora da universidade ha anos, entao nao tinha muito quem me ajudasse hehe
      Se tua ida ao exterior pro doc eh algo que foi conversado com teu orientador, acho que na tem problema pedir ajuda, mas nao creio que seja necessaria muita ajuda.
      O que seria bm pedir pra ele eh para revisar teu projeto de doc.

      Abraco e boa sorte!

      Excluir
  4. putz cara, me solidarizo pelo o que aconteceu com vc tb :( fico triste por vc, mas desejo o melhor em dobro no futuro! um abraço!

    ResponderExcluir
  5. CARA! Sensacional esse blog.
    Bayard,
    O que eu faço quando acho uma sugestão de projeto (vaga, oportunidade, sei lá) como estas de brighton:
    http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/media/2783336/engineering_brighton.pdf

    Escrevo o meu baseado nisso? Eu ainda preciso escrever né?
    Estou me adiantando bastante, nem comecei meu TCC da graduação, mas né.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (só pq esqueci de marcar o 'notifique-me')

      Excluir
    2. Tas adiantado, meu caro, mas isso eh positivo.
      Sim, esse exemplo ai de Brighton daria um bom guia para iniciar a escrever.
      Mas mais importante eh comecar a contatar os potenciais orientadores e ver qual a "vibe" deles.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que alguem poderia me dizer se eu posso entregar a proposta do doc em ingles ? é por que como minha orientadora eh da inglaterra, é muito chato e trabalhoso sempre ter que ficar escrevendo duas versoes da mesma coisa. Obrigado.

      Excluir