Like it

domingo, 10 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte II

O primeiro passo para mim foi encontrar um projeto que me interessasse. Se você está fazendo mestrado ou tem algum projeto em universidade, talvez seja natural a escolha de algo que dê sequência ao seu trabalho atual.
Eu estava trabalhando há 4 anos em uma empresa de consultoria em engenharia. Minha área era metalurgia e mineração, mas estava aceitando trabalhar em outra área, desde que pudesse aproveitar minhas habilidades. No final das contas, estou trabalhando com energias renováveis - uma área diferente, mas que tem me dado muita satisfação.

Como encontrar um projeto legal?





Na realidade, você pode entrar num projeto que já existe ou é proposto pelo seu futuro orientador ou propor um novo projeto numa área relacionada à do seu orientador. Pesquisa por todos os meios possíveis. Tudo depende do orientador e da universidade que você vai aplicar.
No meu caso, o projeto foi proposto pelo meu orientador, mas o escopo era tão amplo que podia ser qualquer coisa (nesse momento, estou no 4º mês do doc e o escopo está mais definido, ufa!).

Algumas sugestões de como achar/propor um bom projeto:
Ok, vamos supor que você achou (ou vai propor) um projeto e achou um professor pra te orientar. Beleza, agora é só chegar junto, ou seja, entrar em contato com ele.

Antes de mandar um e-mail, tenha em mente o seguinte:
  • Você vai com as contas pagas - se você vai com o CsF, o país que receberá você LUCRA porque você vai pra lá. Não é favor nenhum você ir pra lá.
    • vou postar sobre isso no futuro - aqui no UK os international students põe uma grana federal no sistema de educação superior. Talvez seja uma idéia para o Brasil também!
  • Em geral, faltam alunos de pós-graduação (pois mesmo na Europa ou US as bolsas são muito menores do que os salários na iniciativa privada).
  • De novo: pessoas que fazem coisas legais são muito ocupadas. Seja breve e direto.
    • O que eu fiz:
      • Dear Professor Gu

        I became aware of your ad about the above cited PhD position and I found it to be interesting.

        I would ask you if it is possible to obtain further detail about the project.
        Can you, please, point me where I can find more information?

        Thanks in advance.

  • Cite no primeiro e-mail que você pode pedir funding do Brasil (ok, eu não fiz isso, mas acho que é um baita trunfo).
  • Tenha uma versão em inglês do seu CV sempre atualizada.
  • Puxe a ficha do cara: ache o perfil dele no linkedIn, põe o nome no Google e dá uma olhada o que surge.
Ok, você mandou o e-mail e agora está no aguardo da resposta. Aí vem um ponto que, pra mim, é muito importante: tempo de resposta. Se o cara demora muito pra responder - tipo, mais que uns 2 dias -, na minha opinião é mau sinal
Ok, pessoas tiram férias, mas o que significa um professor demorar muito para responder o seu e-mail? Pode ser uma ou mais das explicações abaixo:
  • O cara é atrapalhado: pode ser um cara desorganizado, meio atrapalhado. Assim, ele até queria te responder, mas leu o mail, aí clicou em outra coisa e não encontrou o seu e-mail de novo, só viu quando passou o prazo, etc etc etc.
  • O cara não tá nem aí pra ti: ele tem 241 alunos chineses que publicam 3 artigos por dia e de noite costuram bolas da Nike, não precisa de mais ninguém.
  • O cara não quer aluno estrangeiro: afinal, ele pensa que no Brasil falamos espanhol e somos um bando de preguiçosos.
Imagina que alguém escreva assim pra ti:

Prezado Fulano

Eu acho interessante o que você faz e eu gostaria de passar os próximos 3 anos trabalhando pra você de graça. Qualquer produção intelectual que eu fizer, você vai poder dizer que fez junto, mesmo que não tenha movido uma palha.

Demorou pra responder essa oferta? O cara tá com o rei na barriga? No meu critério, carta fora do baralho.

Lembre-se: esse cara vai ser seu chefe por 3 anos. É melhor pegar um cara que, pelo menos naprimeira impressão, não é um imbecil.

Se deu tudo certo, checkpoint! Você vai mandar o CV, ele vai gostar, vocês vão discutir um projeto e o cara vai mandar um outro aluno de doc (tipo eu) te ajudar a escrever o projeto.

Escrever o projeto... stay tuned!

Próximo post:

Como aprendi a deixar de me preocupar e amar o CNPq
Não percaaam!

Meanwhile...

5 comentários:

  1. Cara, mas o que tu indica para o primeiro contato com a instituição? Devo falar que há um programa aqui no Brasil disposto a pagar as taxas? E quanto ao projeto, se eu não tiver um projeto de pesquisa ou nem ideia ainda, devo pedir conselhos já no primeiro e-mail? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola Leonardo!

    "o que tu indica para o primeiro contato com a instituição?" - manda um mail direto pro potencial orientador, ai tu jah tem uma ideia de como eh o contato com o cara. Via universidade pode ser mais burocratico o processo.

    "Devo falar que há um programa aqui no Brasil disposto a pagar as taxas? " - Sim, isso desonera eles e facilita que te aceitem.

    "E quanto ao projeto, se eu não tiver um projeto de pesquisa ou nem ideia ainda, devo pedir conselhos já no primeiro e-mail?" - Eh interessante dar uma boa olhada nos projetos e papers do potencial orientador, pra nao chegar muito perdido. Melhor mandar um mail dizendo "vi que trabalha com o assunto XYZ" do que "Nao sei o que fazer", manja?

    A questao seria: pq tu seria util no grupo de pesquisa do potencial orientador?

    Tem um post que coloquei varios links para pesquisa de projetos - joga lah umas keywords e com certeza vais achar coisas que te interessam.
    http://blogdobayard.blogspot.co.uk/2013/07/como-encontrar-um-projeto-de-pesquisa.html

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei bastante das suas dicas, estão sendo muito úteis...
    Mas tenho uma dúvida em relação ao fundo de reserva. O ciências sem fronteiras disponibiliza algum fundo de reserva para podermos usar na compra de materiais,animais e análises assim como a FAPESP?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cristiane

      Nao tenho certeza - melhor mandar uma pergunta direto para eles, pois isso pode ter que ser adicionado na parte de plano financeiro.

      Um abraco

      Excluir
  4. O que você sugere em especial para pessoas que, como você, mudaram de tema inicial de pesquisa? Sou da área de processamento gráfico (segmentação de imagens), mas busco um doutorado em physically based rendering. Como você mudou de tema: iniciativa sua ou proposta do orientador? Abraço!

    ResponderExcluir