Like it

sábado, 9 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro pro doutorado pleno - Parte I

(OK, isso é um post cheio de preliminares sobre como conseguir a bolsa. Se você acha que preliminares não servem pra nada, get lost...)

Bueno, vou tentar aqui passar minha experiência sobre como obtive minha bolsa de doutorado pleno no Ciência sem Fronteiras.

Que fique claro que seguir esse roteiro não é garantia - funcionou para mim, mas pode ser que você seja pé-frio, tem encosto, nasceu pra sofrer, sei lá.

Ok, então vamos lá, você decidiu que vai fazer doc fora. Muito bem, parabéns, o Governo brasileiro esta investindo um monte de grana, é uma boa hora pra pedir bolsas.





O que a minha experiência me mostrou o seguinte:

  • Dá trabalho, mas, com um pouco de sorte, não é difícil;
  • Não é difícil, mas se tu não fizer por ti, azar o teu;
  • Se tu não perguntar, não tem como saber;
  • Tem mais gente pra ajudar do que pra atrapalhar teu processo;
  • Não é da noite pro dia fazer todo o processo.

Última coisa: se tu olhar esse processo e achar difícil, é porque provavelmente tu é um franguinho que cacareja à primeira dificuldade. Sério. Mas vai que tu te regenera? Acesse o link abaixo e vai pensar na vida...

http://inoveryourhead.net/maybe-you-should-just-stop-being-a-fucking-pussy/
(obrigado ao André Contini do blog 15 x 23 pelo link acima!)

Visão geral de como foi meu processo:


Esse processo acima não é exatamente o que está no site do Ciência Sem Fronteiras, pois meu processo foi um pouco "por vias tortas", mas tive sucesso.

Sugestão: 
leia o que tem no site do CsF 
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno
Eu não fiz isso de início e passei mais trabalho por causa disso.

ANTES DE INICIAR O PROCESSO 

Antes de botar o cavalinho na chuva, sugiro fazer o seguinte:
  • Atualize seu currículo Lattes - coloque lá toda a informações de papers publicados, cursos, línguas, etc etc etc. Pode botar tudo que tu já fez na vida, no problem.
  • Atualize seu CV (ou construa um, se ainda não tem) - a primeira coisa que o meu orientador me pediu foi um CV. Seja sintético. Pessoas que fazem coisas legais (como alguém que você gostaria que te orientasse) são MUITO ocupadas - eu, por exemplo, só estou escrevendo esse post porque estou escrevendo um paper digitando com os pés. Não precisa bancar o herói, ajude a pessoa que quer te conhecer a ter uma visão geral e clara do que tu faz profissionalmente. 2 a 3 páginas é bom. 10 páginas é ruim.

Moral: Currículo Lattes não é CV. CV não é currículo Lattes.

Próximo post:
como encontrar a pessoa amada (isto é, seu futuro orientador) em 3 dias.
Não percaaaam!

Meanwhile... 

7 comentários:

  1. muito bom, cara! fazer doutorado (ainda) não está nos meus planos, mas já to me divertindo só de ler teu testemunho. :)

    ResponderExcluir
  2. Cara, quanto tempo demorou para tu receberes o primeiro retorno da CAPES ou CNPq depois da tua aplicação no site? Depois de upar todos os documentos e tal...

    ResponderExcluir
  3. Tawni, eu enviei os documentos (projeto, etc) dia 28 de junho e a aprovação saiu dia 04 de setembro.
    Demorou, portanto, mais ou menos 2 meses.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Bayard, obrigado! Parabéns pelo blog e pelo nome também! Tri legal! Eu fiz minha candidatura pelo CsF e pelo edital regular do CNPq/CAPES, faz mais ou menos um mês, mas ainda não recebi informação alguma. Procuro por tudo quanto é canto pra descobrir esse prazo exato, mas parece que veria de 2 a 3 meses mesmo. Bom, o jeito é esperar, já tenho todos os documentos necessários, só estou a espera do diploma agora em janeiro e se tudo der certo estarei em Manchester abril do ano que vem! Obrigado novamente, tua experiência deu para dar uma acalmada na ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte! Manchester é uma cidade muito massa! Vai curtir certo!

      Excluir
  5. Valeu, checo meu processo todo dia, e a informação tá: Inscrição confirmada pelo candidato. Aguarde comunicação da CAPES. Não tenho nem uma confirmação de inscrição homologada...Foi Assim contigo também? Veio o resultado direto?

    ResponderExcluir