Like it

sábado, 30 de março de 2013

Ciência sem Fronteiras - Roteiro para o doutorado pleno - Parte IV

E o que vamos fazer hoje, crianças??? Vamos enviar um projeto de doutorado ao Ciência sem Fronteiras!
Não tem muito mistério nisso, let´s go.

Documentos (em pdf) que vamos precisar:

  • Seu projeto de doutorado (duh!)
  • Seu histórico de mestrado (ou da sua graduação, caso não tenha mestrado)
  • Um currículo do seu orientador

Outras informações:

  • Neste ponto ainda não precisa o certificado de proficiência.
  • Peça para seu futuro orientador local e data de nascimento.


Acredito que o sistema já tenha mudado um pouco desde minha aplicação (Jun 2012), mas deve ser ainda essencialmente a mesma coisa.

Abaixo, duas figuras com as informações que precisei enviar para aplicação da bolsa.
A primeira é um print screen do próprio formulário. A segunda é um extrato, obtido depois do envio.
Dêem uma olhada - a coisa é simples.

Formulário de envio da aplicação
Extrato da aplicação

Tudo que está nesse extrato acima é mais ou menos óbvio ou já discutimos antes, à exceção dos Benefícios da bolsa.

Quando da aplicação, você terá de prover uma estimativa dos custos do teu doutorado. Para mim, esse ponto foi um motivo de aflição por causa das tuition fees

Tuition fees

As tuition fees são taxas que a universidade cobra para ter o aluno fazendo pós-graduação. No caso da Inglaterra (e foi o meu caso), a taxa pode chegar a 16.000 libras/ano. Yep, aproximadamente R$ 54.000/ano! Quando descobri esse preço, meu pensamento foi "Nem F%#$ndo que o CNPq vai bancar essa grana pra eu fazer doc fora!". Caaaalma, cocada:
  1. Sim, o CNPq vai bancar essa grana. Está bancando para um monte de gente. Yes, we can.
  2. É possível pedir desconto.
Nesse momento, eu posso imaginar vários tipos de reação sobre isso, a maior parte com um misto de surpresa e incredulidade. Por isso, abaixo mostro partes da conversa com meu orientador sobre as tuition fees e como consegui o desconto:

Eu
There is an Brazilian scholarship program (called "Science without borders") for which I could apply for my funding. XXXXXX University is listed as one of the participating universities.
The support would include a monthly scholarship, flight tickets and health insurance.
(nesse ponto, eu ainda achava que as tuition fees não eram pagas pelo CsF)

Meu futuro orientador
For the scholarship, you can go ahead to apply for that. A major cost here is our tuition fees which is 16000 pounds/year. I will try to find the scholarship to reduce that as much as we can. But, that may not be enough. Is it possible for you to provide cover any fee?
Eu
Concerning the tuition fees, I have to recognize that made a mistake: the scholarship program lists the tuition fees as one of the items that may be funded.I will contact the program in order to make me sure of it, since it represents the main cost of my proposal.
(Eu entrei em contato com o CNPq e obtive a resposta abaixo)

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre as bolsas para doutorado pleno no exterior.
A Universidade que pretendo aplicar cobra taxas tuition fees para o doutorado que podem chegar a 16000 libras estrerlinas/ ano (aprox. 50.000 reais) A bolsa pode cobrir esses custos? 
R: Poderá ser solicitado recursos para cobrir tuitions/fees. Será analisado caso a caso.
Eu
Concerning the funding offered by the Brazilian agency (CAPES), I am a little worried about the tuition fees. As the value is quite high for Brazilian standards, I have send a enquire to CAPES asking if this sum (around 16,000 pounds/year) may be covered and if there is any kind of agreement that may reduce it.
I would, please, ask you to try to find if there is any way that this value may be reduced. I think that this cost may affect my chances of approving a scholarship for me. [ AQUI ESTÁ O PEDIDO DE DESCONTO!!!]

(Sim, eu não sabia nada mesmo - eu achava que a bolsa era via CAPES...)

Meu futuro orientador
We can provide a scholarship to you for 6000 pounds/year to reduce the tuition fees for 10000 pounds/year.
(um dia depois do meu pedido, ele já avisou que teria desconto!)

Resultado: minha tuition fee é 6.000 libras mais barata!

Moral do diálogo acima:
Peça desconto na tuition fee. Quem não chora não mama.
Obviamente, não ganho mais por ter obtido o desconto, mas meu projeto é mais barato e acho isso um ponto positivo na hora de analisar os projetos. E você estará economizando recursos do nosso prezado CNPq que pode ser usado para outros bolsistas :)
O fundamental é pedir esse desconto com o seu orientador antes de fazer a aplicação, pois aí sua estimativa de custo na aplicação fica mais baixa.

Se não me engano, os demais campos (valor de bolsa, passagem, seguro, etc) são preenchidos automaticamente.

Tudo feito, é só enviar! As cartas estão lançadas!

Proximo post:
The TOEFL is on the table
Nao percaaam!

Meanwhile...
http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=701

16 comentários:

  1. Olá!

    Muito boas as suas dicas.
    O que eu gostaria de saber é quanto tempo depois de enviado o projeto ao CSF você recebeu uma resposta deles.

    Demora muito?

    Obrigado, Fernando

    ResponderExcluir
  2. Ola Fernando.
    Enviei o projeto dia 28/06/12 e o resultado saiu dia 04/09/12, ou seja, mais ou menos 2 meses.

    Abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bayard! Cara, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito :D
    Só fiquei em dúvida quanto as tuition fees, você pode explicar melhor? Além da "mensalidade" do doutorado no exterior, existem essas taxas? E quanto à resposta da CNPq de que esses feeds poderiam ser solicitados e iriam estudar o caso... não é isso que a bolsa do CsF cobre?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leonardo!

      As tuition fees e as "mensalidades" sao a mesma coisa.

      O pagamento das taxas do doutorado (tuition fees) eh, em geral, anual, e coberto 100% pelo CsF, que faz o pagamento direto para a sua universidade.

      Podem existir taxas adicionais (Bench fees), caso seja necessaria a utilizacao de algum laboratorio ou custos de experimentos, mas ai nao posso te dar infomacoes pois nao sei como funciona.

      Abraco!

      Excluir
  4. Eae Bayard, blz? Estou escrevendo um projeto de doutorado pleno, já obtive aval do orientador na Espanha, que aliás está me dando uma força no projeto. Minha dúvida é a seguinte: no site do CsF, eles colocam os tópicos que obrigatoriamente devem aparecer no pré projeto, mas não mencionam nada sobre referencial teórico. É isso mesmo, não precisa? E na parte de bibliografia de referência, seriam as conhecidas referências bibliográficas, ou é aí que coloco o referencial teórico? Ademais, capa, hipóteses e outros blá blá blá de pré projetos convencionais tbm nao sao necessários? Obrigado pela ajuda cara...ótimos posts!!

    ResponderExcluir
  5. Ola!

    Eu sugiro seguir o modelo do CsF, pois isso deve facilitar na hora deles analisarem.

    No meu projeto, o referencial teorico (breve) foi colocado na introducao, antes de metodos e etc.

    "E na parte de bibliografia de referência, seriam as conhecidas referências bibliográficas?"
    Sim, normal. Escreve o projeto incluindo as referencias e coloca a lista das citadas no final.

    Eu sugiro utilizares a introducao para discussoes teoricas, mas tente nao detalhar muito.
    O importante eh deixar claro como o projeto se encaixa nas areas prioritarias.

    Sem muita coisa de capa, indice, etc.

    Eu me dei conta que exqueci de colocar o link do template do projeto!

    https://docs.google.com/file/d/0B70IfWcxIvKKb2JFUDdhRUpuMlE/edit?usp=sharing

    Esse template foi baseado no projeto que eu enviei - a estrutura do CsF atual eh um pouco diferente, mas eh mais ou menos isso.

    Abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, estou escrevendo meu projeto para doutorado pleno na área de Engenharia Elétrica. Tentei pegar o seu template mas está indisponível. Teria outro link? Abraços

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bayards, gostaria de saber sobre o currículo do orientador, pois eu pedi isso ao meu e ela me respondeu que isso eu poderia providenciar com pesquisa na net (hehehe). A dúvida é faço ele nas duas versões (portugês/inglês) ou só em portuga mesmo??

    Obrigada
    Gislaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine!

      O do meu orientador, enviei somente em Ingles!

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá, Bayards. O seu blog era justamente o que eu procurava :) !!! Aquele site do CSF tem as informações muito dispersas!
    Lendo o que você escreveu até agora, ainda me ficaram algumas dúvidas...
    Primeiro, sobre as tuition fees, na cartilha do CSF que foi lançada agora em Agosto não fala que o próprio aluno tem que negociar essas taxas. Do jeito que eles colocam parece que o próprio CNPq faz essa negociação com cada universidade de acordo com o número de alunos. O que você acha disso?
    A minha outra dúvida é sobre o valor da bolsa (também vou fazer doutorado). Parece que ela muda no caso da universidade proporcionar moradia e alimentação. Você sabe algo sobre isso? E o valor da bolsa tá sendo suficiente para você se bancar aí sozinho?
    Obrigada!
    Celina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celina, que bom que o blog te ajuda!

      1) Sobre tuition fees:
      O aluno não precisa negociar as taxas, a rigor. Para o doutorado pleno no UK, o valor é é em torno de 16 mil libras ano, variando de universidade para universidade. O que ocorreu no meu caso foi por acaso/sorte. Ou seja, não precisa fazer nada sobre isso. Tu podes acessar o site da tua Uni e dar uma pesquisada, mas é tudo com o CNPq.

      2) Valor da bolsa:
      Não sei sobre essa de a Uni proporcionar moradia/alimentação. No caso da minha Uni, eles oferecem, mas você deve pagar com o dinheiro da sua bolsa.
      De qualquer forma, o valor da bolsa é muito bom, cobre com certeza as despesas, sem menor stress. Acredito, inclusive, que se você for para uma cidade de alto custo (= Londres), existe um pequeno acréscimo, que certamente te proporciona bancar tudo de boa.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  9. Olá, Bayard
    Eu tenho mais umas perguntinhas ...=)
    Depois que você submeteu o projeto para CSF, quanto tempo demorou para eles responderem? E do momento em que você recebeu a resposta até você conseguir ir para a Inglaterra e começar o seu doutorado quanto tempo passou?
    É que eu estou tentado montar o cronograma do meu projeto, mas estou incerta sobre qual mês já daria para começar.
    Outra dúvida é sobre o início da bolsa. Ela realmente começa a cair no mês que você definiu como sendo o início do projeto???
    Obrigada!
    Celina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei o projeto dia 28/06/12 e o resultado saiu dia 04/09/12, ou seja, mais ou menos 2 meses.
      Da resposta ateh iniciar o doc, mais 2 meses (comecei em novembro).

      As primeiras 3 bolsas, assim como passagem, seguro saude e auxilio-instalacao recebi ainda no Brasil, em setembro.

      Abraco

      Excluir
  10. Oi, Bayard! No formulário online do CNPq, eles pedem a carta de aceite da universidade no exterior, mas como posso consegui-la se ainda não consegui a bolsa? Tu poderias dizer como conseguiste a carta da universidade, como entregaste o projeto (antes ou depois de ganhar a bolsa). Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bayard
    Também consegui a bolsa para a Inglaterra! Agora é cuidar da papelada, e é sobre isso que eu queria te fazer umas perguntas.... Como são muitas, vou te fazer uma lista para ficar mais fácil =)
    Você realmente precisa fazer a tradução juramentada de todos os documentos? (tipo, eu não posso traduzir por mim mesma, pelo menos o histórico escolar?)
    Eu posso pedir o visto de estudante depois de chegar na Inglaterra, ou tem que ser antes mesmo???
    Eu recebi a aprovação do Ciência sem Fronteiras, mas agora tenho que arrumar a carta de aceitação da universidade. Essa carta demora muito?
    Tem algum prazo para enviar toda a papelada?
    Valeu!
    Celina

    ResponderExcluir